segunda-feira, 26 de abril de 2010

Dia da Mãe


Para mim e para os meus filhos o Dia da Mãe (a não ser durante o tempo da primária para não criar confusão naquelas cabecinhas) - é e será sempre, - o dia 8 de Dezembro. Tenho que aceitar, porém, que o 1º Domingo de Maio seja o dia de todas as outras Mães e é para elas que, a partir de hoje até sexta-feira, dia 30, passo a deixar, neste blog, algumas dicas que saltitarão entre a Beleza e a sugestão de um ou outro lugar tranquilo para passar o fim-de-semana, em família; entre uma leitura urgente, e uns brincos ou um colar apetecíveis e de tudo aquilo que me for lembrando e que muitas Mães gostariam, certamente, de receber.
Não esquecendo que o mais belo será sempre o mais simples como a mais terna das declarações: «Eu gosto muito de si, Mãe!», acompanhada de um ramo de flores campestres.
Mas se ela gostar de ler que tal Indignation ou a tradução publicada pela D. Quixote Indignação de Philip Roth? É um romance de uma enorme intensidade psicológica, como todos os de Roth. E se a personagem principal é o jovem Marcus Messner, numa América em 1951, em plena Guerra da Coreia, a Mãe de Marcus, que nem sequer é a principal personagem secundária, vale pela sua força física e anímica, por ser uma Mãe sofredora e desesperadamente atormentada que abdica de caminhar com a sua vida para a frente pelo filho.
E isto só as Mães sabem fazê-lo!
Outro livro que as Mães vão adorar: "poemas para a minha Mãe" da 101, como consta da nota abaixo

1 comentário:

  1. Ontem não referi - dado o adiantado da hora, em que escrevi no blog - mas hoje quero fazê-lo. Um livro muito especial para o Dia da Mãe.
    "poemas para a minha MÃE".
    http://www.101noites.com

    ResponderEliminar