segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O CHAPÉU NA MODA

O SURREALISMO NOS CHAPÉUS






CHAPÉUS CASQUE USADOS, HABITUALMENTE, DE LADO, ANOS 40 



CAPELINE USADA POR KATE MIDDLETON, NOIVA DO PRINCIPE WILLIAM



NO METRO DE MOSCOVO, DESFILE DE CHAPEUS DE JEAN PAUL GAULTIER


Teve lugar no passado dia 27 de Janeiro, no Museu de Chapelaria de S. João da Madeira mais um colóquio do ciclo «Um Chapéu pode Cobrir Muitas Ideias».  Iniciativa da FCHS da Universidade Fernando Pessoa e do Museu da Chapelaria , tem como comissário o Professor Eduardo Paz Barroso.
Este último colóquio debruçou-se sobre o «Chapéu na Moda».  Foram convidadas como palestrantes a figurinista Filipa Carolina, a designer Marlene Torres e eu própria. Se a Filipa tratou o chapéu mais no contexto de acessório para o figurinismo, tendo por isso feito uma abordagem diferente e enriquecedora a Marlène falou e mostrou peças de vestuário e chapéus da sua autoria e eu fiz um historial do chapéu, em "power-point", com dezenas de imagens comentadas, desde os Anos 20 até exactamnete 2011, lançando um repto: Voltará a moda do chapéu ou este continuará a servir apenas como abrigo do frio e do sol. Vai passar a valer a mais valia artística que um chapéu pode trazer consigo ou ficamo-nos apenas pelas ocasiões especiais, como os casamentos, cerimónias oficiais e as celebérrimas corridas de Ascot.

Ana Salazar usa, desde sempre, o chapéu, ou adornos de cabeça, nos seus desfiles e considera-o «um acessório fundamental que usar-se-á, cada vez mais». Manuel Alves acha que o chapéu «é mais um elemento onírico e lúdico, que nunca voltará a ter a importância que teve nos anos 30 e 50, por exemplo, mas que poderá estar sempre ligado aos novos caminhos que a Moda venha a determinar».

Depois de ver os desfiles deste Outono-Inverno e Primavera-Verão 2011 acho que o chapéu "tem pernas" para andar e regressar em força.
O desfile de Marc Jacobs, foto abaixo, entre outros, aponta nesse sentido.


Sem comentários:

Enviar um comentário