sábado, 7 de maio de 2011

A MINHA EXPERIÊNCIA NO VIDAGO PALACE

VIDAGO PALACE


Depois de uma Páscoa muito familiar e divertida (em que nem os ovos faltaram para os netos descobrirem no meio das plantas e canteiros) mas também cansativa, soube-me como manjar de Deuses ir descansar uns dias até ao Vidago Palace.
E é sobre este lugar muito especial inaugurado, em 1910 e que regressou, depois de 4 anos de obras profundas, ao esplendor da Belle Époque, que vos quero falar.

Varanda e Bar na Fachada Principal



Pensávamos no Vidago como um lugar distante, mas hoje, graças às vias rápidas, está a uma hora do Porto, a 15 minutos de Espanha, a 2h da região Basca, a 4,30 horas de Lisboa. Isto deu uma enorme centralidade ao Vidago. Daí o visitarem quer congressistas portugueses quer espanhóis, já para não falar dos golfistas de várias partes do Mundo. O seu campo de golfe com 18 buracos, inaugurado em 1936 e remodelado por Cameron & Powell em 2010, é, segundo os entendidos, muito bonito apresentando na segunda metade do percurso, quatro últimos buracos dispostos de forma espectacular sobre a encosta do monte circundante ao Hotel



Voltando ao Hotel houve a preocupação de manter a sua traça inicial e um esforço conseguido de conciliar tudo aquilo que ele tinha de bonito e bom com um refrescamento e inovação importantíssimos, quer a nível de recuperação de interiores, quer a nível de inovação com a criação de espaços novos como o SPA e piscinas desenhadas por Siza Vieira.
O Salão Nobre manteve a traça e a espacialidade de outrora com os seus belíssimos candeeiros, "Belle Époque" o piano de cauda, o varandim, sem deixar, contudo, de adquirir elementos novos, importantes a uma boa funcionalidade, mas sem perder  carácter, estética e conforto.

SALÃO NOBRE



O Jardim de Inverno ou a Sala de Pequenos Almoços, utilizada para refeições, quando o hotel não está cheio, é muito agradável e moderna tendo mantido os aparadores de ferro, os candeeiros Arte Nova e no varandim armários antigos, da época, guardam parte da baixela de prata e das peças mais emblemáticas do Vidago Palace de outros tempos.

*


A escadaria interior é o espanto de sempre, só que agora revestida com uma passadeira de Beiriz, tal como como o estão, os corredores dos quartos o Salão Nobre e o salão junto ao Bar com as enormes carpetes de Beririz. Os quartos e suites, divididos em seis categorias: (Jardim, Superior, Luxo, Privilégio, Suites Júnior e Suites) distribuem-se  pelos quatro andares. A decoração a cargo de José Pedro Vieira e Diogo Rosa Lã inspirou-se na "Belle Époque" com tectos altos e janelas panorâmicas que se projectam para o parque exterior ou para a montanha - (a maioria deles com camas Queen Size e outros com twin) - são muito elegantes e cómodos - alguns com casas de banho em que o duche ou banheira, estão em separado.
As suites têm hall de entrada, sala de estar e um closet. No andar térreo há quartos com comunicação, óptimos para as famílias com filhos e ainda um terraço privativo.
É também neste andar que está a garrafeira e um espaço agradável com seus azulejos e seus recantos, indicado para provas de vinhos, petiscos, tapas.


A IMPONENTE ESCADARIA DE MADEIRA


*



*





QUARTOS E CASAS DE BANHO







SALÃO JUNTO AO BAR


A decoração desta sala, embora ampla e cómoda, não é nada consensual e tanto arquitectos
de renome como outras pessoas não a acham ao nível do Hotel. Quanto a mim, é demasiado pesada, com móveis modernos de influência oriental 
Precisava de ser repensada e redecorada 

PISCINA EXTERIOR E BAR DE APOIO

*



Em cima, a bonita e ampla Piscina hexagonal apoiada por um Restaurante/Bar
Ideal para nadar, refrescar ou mergulhar
Outra perspectiva com a Piscina de Vitalidade, separada da principal por um murete,
água a 30º e todos os apetrechos, como os jactos de água, para relaxar e revitalizar .

 
Quando pensamos em Termas pensamos em Tratamentos, Curas de Águas, etc.
Ora o Vidago pode ser isto tudo e muito mais... 
Pode e deve ser um local de lazer, de descanso e de encanto!
O Vidago presentemente oferece uma água gasocarbónica natural saborosa, com indicações terapêuticas ao nível de doenças da pele, aparelho digestivo e osteoarticulares. E, embora no seu bonito e sombreado Parque tivesse voltado a abrir a celebérrima Fonte em que cada visitante pode ingerir uma determinada quantidade de água, mediante prescrição médica, ele está mais virado para HOTEL/SPA - como um local de descanso e bem-estar. O antigo Espaço Termal foi transformado em Centro de Conferências com salas multi-funções e um auditório para para 264 lugares sentados.

PARQUE VIDAGO FONTE 1



CASA DE FRESCO E DE DESCANSO PARA TERMALISTAS

*


Contudo o VIDAGO SPA, elegante e contemporâneo, traz todo essa dimensão terapêutica, e ainda outra, de forma mais sofisticada, através do duche Vichy, da fonte de gelo revigorante ou da piscina de vitalidade localizada numa atmosfera exterior e também de um menu vastíssimo de massagens para relaxar ou energizar, conforme as necessidades de cada um, através de um protocolo com a marca inglesa «Aromatherapy Associates». Marca que tem óleos essenciais, à base de extractos de plantas naturais, com poderes curativos excelentes tanto os há para relaxar, como para vitalidade e energia, numa experiência de aromaterapia que lhe proporcionará uma profunda sensação de bem-estar.

PISCINA INTERIOR DO SPA
                                                                               
                                         
SALA DE REPOUSO DO SPA



PISCINA EXTERIOR AQUECIDA E SEUS
APARELHOS DE VITALIDADE



PISCINA DE VITALIDADE JACTOS DE AGUA


*


Sala de Tratamentos para Casal e Banheira de Hidromassagem



E agora que estamos no lugar, por excelência, dos tratamentos tenho que vos falar das minhas experiências com a «Aromatherapy Associate Treatments» e os terapeutas que as executaram.
Perante um calendário estruturado de acordo com as minhas necessidades físicas e emocionais tracei, com eles o seguinte esquema: No dia a seguir à chegada comecei com o «Intense Muscle Release» - um trabalho profundo para desfazer nódulos e contractura que termina com estiramentos e que a terapeuta, Marisa Almeida, fez com a maior das perícias.
No 3º dia, foi a vez  «The Ultimate Aromatherapy Experience»: depois da escolha do óleo adequado ao meu estado emocional da altura, a terapeuta passou a pressionar e estimular os pontos vitais, com técnicas da massagem sueca: senti um enorme alívio neuro-muscular e a  massagem facial levou-me às nuvens e ao sono. A terapeuta Vera Gonçalves conseguiu dois milagres: pôr-me a dormir! (nunca adormeço, numa massagem, com grande pena minha) e sair de lá, a flutuar.
No 4º dia, o terapeuta e professor de Shiatsu, Ricardo, fez-me uma massagem para revigorar e eliminar toxinas: «Essential Detox»: os tecidos e músculos foram trabalhados e beliscados, para melhorar a circulação e a tonicidades dos mesmos e terminou com uma massagem ayurvédica à cabeça, que para além de revigorante é extremamente agradável. Outra experiência a repetir, num menu interminável.

A COZINHA E O CHEFE JOSU SEDANO - MARTIN

 

*

E das massagens à Cozinha Gourmet: parece uma contradição mas não é - até porque o chefe Basco José Martin também confecciona refeições ligeiras. Mas agora quero mesmo falar daquelas que levam as pessoas a procurar a cozinha do Vidago e a repetir as experiências gastronómicas.
Desci ao seu laboratório: uma cozinha moderna e funcional com espaços de frio, garrafeira à mão, mas sob temperatura controlada, espaços para preparação dos pratos e para os pequenos almoços, etc. Nada falta e todos os espaços estão aproveitados para diferentes funções.
José Martin é basco e alguns dos melhores cozinheiros do Mundo são Bascos. Pode haver melhor apresentação?  Quis saber as preferências dos "gourmets" do Vidago. Segredou-me: «Bacalhau com Tripas (o meu marido que o experimentou achou-o fantástico) e  Risoto de Pato Confitado». Eu escolhi outras iguarias mas prometo experimentar estas, numa próxima vez. E os pequenos almoços? Excelentes! Como excelente é todo o serviço dos empregados sempre atentos e atenciosos. Seria muito injusta se não dissesse que este serviço atencioso e profissional vai da Mesa aos Quartos, passando, obviamente pela Recepção, Portaria e Spa. Um "plus" que o Hotel não descurou. E ainda bem!

    PARQUE E SUAS RIBEIRAS

* 

*


Depois disto e, para quem não conhece o Vidago Palace, quero acreditar que vos tenha transmitido uma enorme apetência em ir até lá, passar uns dias ou um fim-de-semana prolongado.
Dentro de Portugal acho um dos melhores destinos quer para golfistas, congressistas, como para "gourmets", amantes de um bom SPA e das águas do Vidago, do lazer, da leitura, dos espaços amplos (exteriores e interiores), das boas e amplas piscinas, das caminhadas pelo parque e pelo campo de Golfe, quando não houver jogadores em campo, ou então a acompanhá-los. E, depois, estamos a 1 hora do Porto e de vários locais lindos, do Norte de Portugal. Façamos, cada vez mais, férias cá dentro. Garanto-vos que vale a pena!



As fotos assinaladas com * foram tiradas por mim com o IPhone.
 Todas as outras foram-me cedidas pelo Hotel

      

















Sem comentários:

Enviar um comentário