terça-feira, 23 de julho de 2013

BELCANTO E JOSÉ AVILLEZ SOMA E SEGUE


BELCANTO



Belcanto acaba de receber mais um prémio: foi nomeado para a primeira lista anual FOODIE TOP 100 RESTAURANTS: EUROPE, UK & ASIA PACIFIC. Este prémio, organizado pela Glam Media (www.GlamMedia.com) e por um grupo restrito de importantes críticos e jornalistas gastronómicos, elege e presta homenagem aos restaurantes que se distinguem por serem exemplares, que apresentam uma cozinha verdadeiramente excepcional oferecendo as melhores experiências gastronómicas.
O Belcanto é o único restaurante em Portugal a integrar esta lista inaugural que inclui vários restaurantes de prestígio, nomeadamente: El Celler de Can Rocca, Mugaritz; The Fat Duck; Noma;  Osteria Francescana, entre muitos outros.
O Belcanto ganhou este prémio, hoje, mas já tinha ganho uma estrela Michelin em 2012. Tendo à sua frente José Avillez, é fácil percebermos porque são tão premiados, Restaurante e Chef. 





José Avillez e David Jesus na cozinha do Belcanto


José Avillez é um Chef que aprendeu com os melhores e trabalhou nas melhores cozinhas, as de Ferran Adrià, Alain Ducasse, Eric Frechon e Antoine Westerman, para além de ter estudado com grandes gastrónomos como Maria de Lurdes Modesto e José Bento dos Santos. Conquistou uma estrela Michelin no restaurante Tavares onde foi Chef Executivo. Entre outros prémios foi nomeado um dos 100 Chefs Contemporâneos por Ferran Adrià e Chefe do Ano pela Academia Portuguesa de Gastronomia. 

A sua actividade tem sido, nestes últimos anos, notável. Desde o Take-Away; ao Cattering à Empadaria - uma parceria com H3 e, finalmente, aos seus restaurantes.
Em 2011 abre o "Cantinho do Avillez" na Rua Duques de Bragança, ao Chiado, e em Janeiro de 2012 abre o Belcanto, do outro lado do Largo de São Carlos. Poucos meses depois a cozinha do Belacanto é distinguida com uma estrela Michelin. 
Em Abril de 2013 abre a Pizzaria Lisboa, que é uma ala independente do restaurante "Cantinho do Avillez", sempre com qualidade e inovação a norteá-lo. Estes prémios são muito importantes para Avillez mas também o são para Portugal que ganha cada vez mais, visibilidade, como um destino não apenas de férias mas também como um roteiro gastronómico de excelência.




A Horta da Galinha dos Ovos de Ouro

créditos fotográficos: 1ª  e 3ª fotos: Nuno Correia e 2ª Paulo Barata Guerrilla

Sem comentários:

Enviar um comentário